Grande parte das causas de quedas nos idosos pode ser previsível, e para isso é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa, como usar sapatos antiderrapantes e, fazer adaptações na casa, como ter uma boa iluminação, por exemplo.
Geralmente, o principal fator de risco para as quedas na terceira idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desequilíbrio e as dificuldades visuais. O uso de calçados e roupas inadequadas, o sedentarismo e presença de objetos e degraus pela casa também contribuem para que a ocorrência de quedas aumente e, por isso, é importante adorar algumas medidas para que elas sejam evitadas.
Os principais passos para a prevenção de quedas são:
1. Usar sapatos fechados, bem adaptados ao pé e com sola antiderrapante, evitando andar descalço ou com chinelos;
2. Não usar roupa comprida ou larga para evitar tropeçar;
3. Fazer atividade física e exercícios de alongamento todas as semanas para manter os ossos e músculos ativos;
4. Manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, para evitar o enfraquecimento dos ossos e a osteoporose;
5. Ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para ajustar o grau dos óculos;
6. Fazer adaptações na casa para facilitar a locomoção do idoso, como manter uma boa iluminação, evitar tapetes e objetos pelo chão, além de usar barras de apoio em locais estratégicos, como banheiro e ao lado da cama.
Além disso, outras situações, como uso de remédios, presença de múltiplas doenças e confusão mental, situações comuns nesta fase da vida, contribuem para a ocorrência de quedas, sendo importante identificar estas situações.
DICA DA FISIO:
Ola, sou a Marcella e Fisioterapeuta especialista em geriatria, hoje, minha dica sobre quedas é: ADAPTE A CASA DO SEU FAMILIAR ANTES QUE A QUEDA OCORRA! Não espere que seu familiar caia, se machuque, e precise de outros equipamentos para a reabilitação de uma possível queda, que pode até ser fatal. Cuide da casa, faça as adaptações necessárias, com barras de apoio, banquetas para banho, suportes para ajudar a levantar da cama, do sofá, entre outros. Dê atenção para todos os cômodos da casa onde o idoso tem acesso, e tenha sempre em mente que a pessoa que precisa de ajuda precisa da SUA AJUDA, ela por si só muitas vezes não irá conseguir realizar as adaptações necessárias, por isto ela conta com os FAMILIARES neste momento tão frágil. Ajude seu familiar e cuide-o com carinho.